Polaroid
Tags: Blog

ARGAMASSAS Para REVESTIMENTOS DE EDIFICAÇÕES


Panorama Da Legislação Municipal No Brasil


Mestre em Engenharia Ambiental Urbana e Professor Adjunto IV do Departamento de Ciência e Tecnologia dos Equipamentos da Universidade Politécnica da UFBA, onde ministra a disciplina Objetos de Construção II para o curso de Engenharia Civil. Mestre em Engenharia Ambiental Urbana e Professor Adjunto IV do Departamento de Ciência e Tecnologia dos Materiais da Universidade Politécnica da UFBA, onde ministra a disciplina Aparato de Construção II para o curso de Engenharia Civil.


Pela construção civil as argamassas têm finalidades diversas, sendo empregadas no decorrer da efetivação da edificação, desde a implantação do canteiro até a conclusão da obra. dê uma espreitadela aqui , incontáveis conceitos podem ser-lhe atribuídos, a necessitar da finalidade que lhes for definida. Hoje em dia, não obstante, podem-se encontrar conceitos mais completos e particularizados, em atividade do tipo da argamassa. Pela NBR 13529/1995, bem como, são estabelecidos outros termos tradicionais envolvendo o revestimento executado à apoio de cimento e cal, ou ambos, quanto ao campo de sua aplicação. As argamassas para revestimento são constituídas em geral de cimento, cal, areia, água e porventura aditivos. Localidade Metropolitana de Salvador. ] como adição que assegura trabalhabilidade igual à da argamassa mista.


A introdução de aditivos e adições pela formulação das argamassas vem sendo ainda mais freqüente, de tal jeito que termos como metil-hidroxi-etil- clique aqui e acesse , poli-vinil-acetato (PVA), dentre outros, já começaram a ser incorporados ao vocabulário usado nos canteiros de obras. Apesar de serem produtos adicionados rotineiramente à argamassa em outros países, no Brasil ainda têm sido insuficiente usados, face à resistência cultural que grande divisão dos empresários manifesta em adotar algumas tecnologias. O emprego das adições contendo argilominerais é geralmente feito injustificáveis científicos, geralmente tomando como apoio a experiência do operário.

  • 41 posts
  • dois NAVIOS ANTÁRTICOS BRASILEIROS
  • 00 - O órgão ainda oferece o Levantamento da Geração Agrícola referente ao mês de maio
  • Destaque vs loteamento

Como o desempenho das argamassas depende, dentre outros fatores, da proporção dos instrumentos constituintes, de suas características e dos cuidados no armazenamento e utilização, é fundamental o entendimento das funções específicas de qualquer um deles. Deste jeito, devem-se amparar procedimentos de controle adequados pra proporcionar a tua homogeneidade no canteiro de obra, a partir das especificações da edificação, assim como também das prescrições das normas técnicas. O homem primitivo, analisando aprimorar a tua peculiaridade de existência, procurou dentro dos recursos naturais formar condições favoráveis para defender-se, saindo das cavernas encravadas nas rochas e passando a edificar abrigos que melhor se adaptassem ao clima de cada região.


Inicialmente as edificações eram frágeis, eu pensei sobre isso com a prosperidade do discernimento dos equipamentos existentes ao redor dos aglomerados humanos, passou-se a edificar construções mais sólidas, capazes de resistir satisfatoriamente às ações dos predadores e aos fenômenos da meio ambiente. Supõe-se que, no começo, certos povos arrumavam as pedras umas sobre isto as algumas, simplesmente empilhando-as de modo aleatório, o que comprometia a estabilidade. É direito que muitas civilizações evoluiriam nessa técnica. Talhando as pedras em modelos adequados, conseguiram exercer edificações que duraram séculos.


Tarefa penoso, quem sabe inaceitável, é saber quando e quais civilizações introduziram a argamassa como equipamento pra estabilizar os componentes das alvenarias, em razão de os historiadores e demasiado estudiosos do procedimento evolutivo da humanidade não se têm preocupado com esta particularidade. Poucos são os registros localizados sobre a proporção dos equipamentos empregados nas argamassas, tal como do aglomerante usado.


Daí não ser possível jurar, de forma categórica, Mais Material o aglomerante utilizado em primeiro recinto, se o gesso ou a cal. mais informações aqui (1959) e Coutinho (1973), utilizando-se do raciocínio lógico e da evidência arqueológica, destacam que a argila foi o primeiro aglomerante a ser empregado, apesar de não endurecer por reação química e sim por secagem.


O povoamento da cidade de Salvador iniciou-se em 1535, com construções seguindo os princípios das edificações indígenas, ou melhor, montadas com madeira e palha, sem o exercício de terra. Com a decisão do Reino Português de fundar uma “cidade forte” para defender a nova terra descoberta, enviou-se Tomé de Souza, que trouxe consigo pessoal preparado pra elaborar as várias edificações necessárias a uma cidade-fortaleza.


Neste este site -se como argamassa “bastarda” aquela que contém argilomineral na sua constituição. Apesar de a cal por aqui fabricada ser inferior à de Portugal, a importação ficou reduzida a partidas esporádicas. Inclusive foi nomeado como Mestre de Fazer Cal o Sr. Miguel Martins. Com o decorrer do tempo, passou-se assim como a usar a cal de ostras, que era considerada tão incrível quanto a procedente de Portugal.


Até o tempo que o exmo. A cidade de Salvador crescia rapidamente, incorporando hábitos e costumes trazidos pelos aventureiros lusitanos. Deste modo, não poderiam faltar as fachadas revestidas de azulejos decorados e paredes internas ornadas em ouro, como é o caso da igreja de São Francisco. Leia muito mais , quase nada surgiu no campo da elaboração e aplicação das argamassas até que Vicat, em 1812, formulasse um objeto com propriedades hidráulicas, obtido a partir da calcinação conjunta de calcário com argila.

Back to posts
This post has no comments - be the first one!

UNDER MAINTENANCE